quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Viagem da Educação Presencial a Educação a Distância

Uma vida Profissional sempre em Evolução

Iniciei minha vida Profissional, ou seja, ganhando dinheiro para meu sustento e participando da renda familiar, quando havia completado 8 anos de existência.

Consegui unir o útil ao agradável, ou seja, trabalhar brincando, fazendo papagaio ( pipas) e as vendendo provendo com isso meu sustento e de minha Família, até completar 20 anos.

Nessa ocasião, com um Sócio, constituímos uma Empresa de Consultoria Empresarial em um conjunto de salas alugadas (no Rio de Janeiro), com dois funcionários e após um ano de atividade nosso Patrimônio abrangia um andar inteiro e cem Funcionários.

Após 13 anos de intensa e vitoriosa existência, vendi minha Participação Societária, visando Preservar a saúde. Atendendo a convites assumi a Diretoria Adm./Fin. De uma conceituada Empresa Metalúrgica sediada em São Paulo, na qual permaneci por 8 anos.

Em seguida fui ser Gerente de Sistemas de uma importante Seguradora Nacional por 3 anos e em seguida Coordenador de Projetos em Empresa do seguimento Hidroelétrico durante 10 anos.

Atualmente sou Consultor Autônomo, tenho 65 anos, prestando serviços a dois Grupos Empresariais, na Área de Planejamento Estratégico.

Quanto as Atividades Didáticas as descobri, aos 21 anos, no 2º ano da Empresa de Consultoria na ocasião em que realizei treinamento para implantação de Sistemas, ao longo destes 44 anos tive a oportunidade de trilhar vários caminhos nesse campo, passando pelo Colegial; Ginasial; Mobral; Madureza ( atual Supletivo) ; Supletivo 1º e 2º Graus; Pré-Vestibular; Técnico; Profissionalizante; Formação e Aperfeiçoamento de Executivos; Palestras ( Presencial e Videoconferência); Superior; EAD e Pós-Graduação.

RESUMO DAS LEITURAS

Web 2.0 e Redes Sociais na EAD.

Partindo do Modelo de EAD adotado no Brasil; CDWT (Conteudista+Designer Institucional+Web designer+Tutor) e a incorporação da utilização das Redes Sociais+Games, pressionam esse Modelo.

O Estudo dos Postulados, Conclusões e Métodos adotados até o momento deverão passar por uma reengenharia, permitindo o aumento da interação entre Discentes e Docentes.

Creio ser Possível um Modelo DAET (Designer de Aprendizado+Arquitetos de Interação+Especialistas em Ambiente Corporativos+Tutor).

Ensino a Distância- Falta de Tempo- Carreira Profissional.

Com a falta de tempo os Profissionais necessitam conciliar, todo seu afazer com o aprimoramento em cursos de Extensão, Especialização e Pós Graduação, buscando uma saída no Ensino a Distância.

Na visão dos Alunos existe preconceito a respeito, uma vez que acreditam que somente aprendem na presença de um Professor, sem considerar os avanços tecnológicos disponíveis.

Na visão das Empresas, que não fazem diferenciação entre os Profissionais concluintes de Cursos à Distância ou Presenciais. Poderão ser questionados sobre a opção de escolha dessa Modalidade, no processo seletivo e as razões que o levaram a tal.

Creio que uma das mais fortes, sem dúvida, seja a falta de tempo e a flexibilidade para freqüentar o curso com autonomia e interatividade.

CONSIDERAÇÔES FINAIS

Acredito que sem dúvida, minha participação na evolução didática ao longo das últimas décadas foi evolutiva e gratificante, percebo que o EAD vem conquistando espaço nesse cenário, sendo, sem dúvida o futuro do Ensino nas Áreas de Graduação, Extensão, Especialização, Pós Graduação e até Mestrado.

Portanto visando a permanente construção do saber, e continuidade no desenvolvimento de competências, participo desse curso, no qual, tenho me surpreendido com a qualidade do conteúdo postado ao longo das Aulas, bem como, dos Links voltados às Pesquisas complementares.

A Discussão a respeito desse Método de Ensino vem sendo aperfeiçoada, sobretudo nos últimos anos caminhando a passos largos para a excelência.

Um comentário:

  1. prof. João Amancio , hoje as empresas que tem o imteresse em manter seus funicionários atualizados vem investindo em eduacação a distância para realizar a s capacitações pois com certeza a flexibilidade em frequentar o curso a distância aumente a participação dos funcionários, que muitas vez deixaram de realizar um curso de aprimoramento por falta de tempo de se deslocar até uma instituição de ensino presencial.

    ResponderExcluir